Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tipologia biblica


A tipologia é o estudo de pessoas, celebrações e objetos do antigo testamento que figuram como símbolo de salvação ou verdades que serão expressadas no Novo Testamento. São tipos (figuras) que correspondem a uma realidade do Novo Testamento, e que muitas vezes não são bem compreendida em uma primeira leitura.
O estudo da tipologia, ou seja, dos tipos inserido no Antigo Testamento se mostra  importante na medida em que no leva a compreender de maneira mas apropriada, as realidades inseridas na passagem.
Vamos entender melhor:

“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.” João 3:14

Veja que o próprio Jesus, interpretou o simbolismo existente na narração bíblica do livro de Números capítulo 21:

"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia." Números 21:4-9

 A serpente no deserto era um “tipo” de Cristo, ou seja, uma tipologia de salvação, pois correspondia ao mesmo ato praticado por Jesus na cruz do calvário.
Observe que as serpentes ardentes, simbolizavam o pecado, e, todas as pessoas que eram picadas pelas serpentes, morriam, (Porque o salário do pecado é a morte...  Romanos 6:23). Observe ainda, que para alcançar a salvação, o povo hebreu deveria olhar para serpente pendurada, tendo uma atitude de fé, (para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24)  e, seriam curados e viveriam.
Devemos atentar ainda que a serpente de bronze levantada no deserto, por Moises, não tinha o poder de matar as serpentes, lembrando que estas serpentes simbolizavam o pecado. Da mesma maneira, quando Cristo deu a vida na cruz, o sacrifício não foi para acabar com o pecado existente no mundo, até por que ele ainda continua, mas, para levar o pecador ao perdão. Para que todos os que olharem para cruz, com fé, aceitando o sacrifício de jesus, pudessem ter vida, e, o veneno do pecado fosse retirado.
Por fim, é importante destacar que o “tipo”, figura, ou símbolo, não expressa a total realidade do que ela simboliza. O tipo, é apenas uma sobra, uma fotografia de algo, mas, não é a realidade.
A serpente era uma fotografia do sacrifício na cruz do calvário, mas não era o próprio Cristo. Isto no leva a entender que a realidade é sempre superior a figura, tipo ou símbolo.
Viu como é importante o estudo da tipológica bíblica? Com ela podemos entender melhor assuntos da bíblia, principalmente do Antigo Testamento, que muitas vezes achamos sem graça, e, sem importância.

Samuel de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário