Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Obra de arte financiada com verba pública que sugeria beijo-gay de “Jesus” é destruída

Obra de arte financiada com verba pública que sugeria beijo-gay de “Jesus” é destruída
Um outdoor com uma imagem que sugere um beijo gay de Jesus foi destruído na cidade de Vitória da Conquista (BA). A foto fazia parte do projeto Obranúncio, que espalhou trabalhos de artistas plásticos por todo o município.
Intitulada “Paixão de Cristo”, a imagem mostrava um homem caracterizado com o estereótipo de Jesus Cristo beijando outro homem, com aparência árabe. Nas laterais, haviam outras duas fotos. Numa delas o “Jesus” da peça reproduzia os braços abertos do Cristo Redentor.
De acordo com o G1, o outdoor foi vandalizado no último domingo, 16 de fevereiro. A “obra de arte” foi produzida pelos artistas Alex Oliveira e Ricardo Alvarenga, numa clara apologia à homossexualidade.
O projeto Obranúncio é comandado pela estudante Núbia Neves, que cursa Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Seu projeto conta com verbas públicas da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Um dos responsáveis pelo outdoor “Paixão de Cristo” disse que não irá restaurar a imagem: “Isso traz ela ainda mais viva. A obra comunica e a mensagem foi captada. Nós vamos deixar desse jeito, não interessa provocar. O projeto aconteceu, trouxe o debate necessário”, disse.
Para um dos participantes do Obranúncio, fotógrafo George Neri, o fato de a obra envolver religião pode ter sido determinante: “Esse outdoor vandalizado é um espelho da realidade. Jogamos uma questão para a sociedade e ela responde da forma que quiser. Isso incomodou demais as pessoas, mas tem que garantir para o artista o direito de se expressar”.
Outdoor com beijo gay antes da depredação
Outdoor com beijo gay antes da depredação
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário