Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Contra afirmações de que o Natal seria uma festa pagã, pastor afirma que a celebração “é bíblica e falta conhecimento” sobre o tema. Leia na íntegra

Contra afirmações de que o Natal seria uma festa pagã, pastor afirma que a celebração “é bíblica e falta conhecimento” sobre o tema. Leia na íntegra
O Natal tem se tornado cada vez mais uma data comercial, e se afastado do sentido cristão, que seria comemorar o nascimento de Jesus.
Diversos setores cristãos defendem ainda um afastamento das comemorações natalinas, pois a origem da festa seria pagã. Sobre isso, o pastor Ciro Zibordi publicou um artigo em seu blog pessoal, criticando os opositores à comemoração e a tese de que o Natal não seria uma festa cristã.
-Por falta de conhecimento, insistem em afirmar que o Natal é uma festa pagã — em razão de o romanismo ter oficializado o dia 25 de dezembro como data de celebração do nascimento do Senhor, a fim de agradar grupos pagãos. Dizem, ainda, os críticos do Natal que não há registro nas Escrituras de que o aniversário de Jesus tenha sido celebrado após o seu nascimento. Entretanto, como já tenho afirmado e reafirmarei neste artigo, o Natal é uma celebração genuinamente cristã, que precede e transcende o paganismo.
Para basear seu argumento, o pastor assembleiano cita registros bíblicos para afirmar que o Natal tem o “abono das Escrituras”, e pontua que a primeira celebração natalina ocorreu ainda na manjedoura: “Segundo a passagem de Lucas 2.8-20, a primeira — e não a única — celebração do Natal de Cristo ocorreu na noite do seu nascimento. Anjos glorificaram a Deus pela encarnação do Verbo (Jo 1.14), e pastores que estavam no campo, ao receberem dos anjos ‘novas de grande alegria’, celebraram o Natal ainda na manjedoura, juntamente com o Menino Jesus”, escreveu o pastor.
Mencionando que a mensagem de salvação do Evangelho está baseada no “tripé encarnação, crucificação e ressurreição”, Zibordi afirma que “devemos glorificar a Deus pelo nascimento de Cristo, sua morte expiatória, sua ressurreição para a nossa justificação”.
Confira abaixo, a íntegra do artigo “Sim, o Natal é uma festa cristã — e bíblica”, do pastor Ciro Zibordi:
Se Cristo não tivesse nascido, não teria morrido. E, se não tivesse morrido, não teria ressuscitado. A obra redentora está em um tripé: encarnação, crucificação e ressurreição do Senhor. Isso, em si, é uma boa resposta aos críticos da celebração do nascimento de Jesus. Mas eles, por falta de conhecimento, insistem em afirmar que o Natal é uma festa pagã — em razão de o romanismo ter oficializado o dia 25 de dezembro como data de celebração do nascimento do Senhor, a fim de agradar grupos pagãos.
Dizem, ainda, os críticos do Natal que não há registro nas Escrituras de que o aniversário de Jesus tenha sido celebrado após o seu nascimento. Entretanto, como já tenho afirmado e reafirmarei neste artigo, o Natal é uma celebração genuinamente cristã, que precede e transcende o paganismo. Ela não foi inventada pela Igreja Católica Romana e tem, sim, o abono das Escrituras.
Segundo a passagem de Lucas 2.8-20, a primeira — e não a única — celebração do Natal de Cristo ocorreu na noite do seu nascimento. Anjos glorificaram a Deus pela encarnação do Verbo (Jo 1.14), e pastores que estavam no campo, ao receberem dos anjos “novas de grande alegria”, celebraram o Natal ainda na manjedoura, juntamente com o Menino Jesus.
Não há informações no Novo Testamento sobre o segundo Natal de Cristo, ou seja, o seu primeiro aniversário. Mas o seu terceiro Natal, quando Ele possivelmente completou dois anos de idade, foi celebrado com a presença dos magos do Oriente. Estes, diferentemente dos pastores, não visitaram o Menino quando Ele era um recém-nascido, em uma manjedoura — como vemos nos presépios romanistas —, e sim em uma casa.
Quando aqueles sábios estiveram com o Senhor Jesus, viram-no na residência de seus pais: “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11). Ao visitarem o Menino, os magos sabiam que Ele já tinha pelo menos dois anos de idade!
Ao lermos com atenção Mateus 2, vemos que Herodes Magno, depois de chamar os magos e inquirir “exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera” (v.7), “mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos” (v.16).
Em 1 Timóteo 3.16 está escrito: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória”. Este versículo exalta a obra redentora como um todo, mostrando que devemos glorificar a Deus pelo nascimento de Cristo, sua morte expiatória, sua ressurreição para a nossa justificação, etc.
Merry Christmas!
Ciro Sanches Zibordi
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário