Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Características básicas de um Líder (parte 04)

Hoje iremos pensar um pouco sobre o Caráter, que é a segunda característica básica da liderança.
Caráter pode ser definido   como o conjunto de características da personalidade que são visíveis a partir do comportamento das pessoas. E podemos subdividir em duas partes.
Primeiro, o caráter do líder tem a ver com o respeito aos valores. O líder precisa ter valores morais (ética) para seguir e limitar suas decisões e principalmente sua ambição. Iremos ver, posteriormente, que a ambição é algo importante na vida de um líder, entretanto, o líder que tem ambição mas não tem caráter, torna-se ganancioso e perigoso.
Segundo, além de respeitar valores morais que existem na sociedade, o líder deve respeitar as pessoas, já que são com elas que o líder irá tratar diariamente.
Saber tratar (valorizar, educar, ouvir...) as pessoas é um segredo da liderança. O grande líder não pode ficar afastado de seus cooperadores. Liderar é algo de pele, de toque. O líder que sempre diz o que fazer, é diferente do líder que faz junto. Aquele líder que vai a frente abrindo o caminho, segurando na mão para ensinar, ombreando com os demais em suas atividades mais difíceis, será um líder respeitado, valorizado e seguido.
Os maiores líderes não são os que ensinaram grandes ideias, mas, aqueles que conseguiram com que seus seguidores morressem por suas ideias.
Por isso o líder precisa de CORAGEM para propor o novo, mas sem ser irresponsável. PERSISTENTE, para não desistir em meio as dificuldades de aplicar uma nova ideia, frente ao jeito antigo de viver. RELEVANTE, pois a nova ideia precisa trazer algo importante, algo que vale apenas lutar e morrer.

Nosso próximo encontro, será para tratar da terceira característica básica de um líder, que é a ambição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário