Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pensando sobre liderança (Parte 01)

CARGO X ENCARGO

Há um diferença ente cargo e encargo. Cargo é a posição que as pessoas assuem dentro de uma organização. Encargo é um desejo profundo no coração, compartilhado por aqueles que fazem parte de um mesmo organismo. Cargos são posições que geram  status; encargo são sonhos do coração. Quem trabalha por cargo precisa ser supervisionado o tempo todo, não tem motivação para criar nada e só faz o que mandam; quem tem encargo está disposto a dar a vida pelo objetivo proposto.
É justamente nesses pontos que reside o sucesso ou não de uma organização.
Grande parte das igrejas trabalham com DEPARTAMENTOS e não com MINISTÉRIOS. E qual a diferença?
Quando um DEPARTAMENTO está com uma vaga ociosa, o ‘líder’ saiu, logo outra pessoa é convidada para assumir esse DEPARTAMENTO ocioso da igreja. Na maioria das vezes, por falta de pessoas e devido a grande necessidade de não deixar o DEPARTAMENTO parado, qualquer pessoa é escolhida para ‘liderar’.
Quando pensamos e ministério, o negócio muda. MINISTÉRIO tem haver com um chamado de Deus para uma pessoa exercer um serviço. É alguém que tem um chamado específico servir na igreja em um MINISTÉRIO dado por Deus.
Por exemplo, um diácono não é alguém que foi consagrado pela liderança da igreja, mas alguém que tem um chamado por SER diácono, e a liderança RECONHECE esse ministério na vida dessa pessoa. Não é por TEMPO de crente que alguém de está diácono, mas  por ele já SER diácono, ele é apenas confirmado em seu ministério.
Outro exemplo, é alguém ser conduzido para liderar o DEPARTAMENTO infantil da igreja, apenas por que está precisando de alguém. Fica tipo “não tem tu, vai tu mesmo...”.

Ter um ENCARGO, um CHAMADO é bem mais do que assumir um cargo em um determinado DEPARTAMENTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário