Páginas

sábado, 14 de novembro de 2015

Liderança - parte 7

Motivação: a capacidade de cultivar a esperança
Um dos segredos de liderar, não é apenas ter pessoas capacitadas ao seu lado. Não é apenas ter as melhores ferramentas de trabalho a sua disposição. Existe um fator que é importantíssimo para o crescimento da equipe. É o ‘ambiente’ de trabalho.
Quando falo ambiente de trabalho, não me refiro a estruturas físicas (apesar de serem importantes), mas falo de uma ‘atmosfera’ de bem-estar. É aquela sensação de que tudo vai dar certo no final. Que estamos caminhando na direção correta. Que iremos conseguir alcançar nosso objetivo.
O líder precisa cultivar um ambiente de esperança, onde aqueles que lhe seguem tem esperança, estejam motivados. Isso depende de alguns fatores.
1)      A equipe precisa de metas – metas mostram o alvo;
2)      As metas precisam ser claras – não pode haver dúvidas naquilo que a equipe procura;
3)      As metas devem ser reais – metas inalcançáveis, desmotivam a equipe e podem matar;
O líder deve estimular a ‘ambição’ (*) dos membros de sua equipe. O líder deve ser positivo, incentivador, transmitir fé, deve apoiar aquele que está mais lentos que os outros, e nunca esmorecer.
Lembro de uma ilustração sobre liderança que diz o seguinte: “Se o líder estiver voando, a equipe estará correndo. Quando o líder estiver correndo, a equipe estará andando. Se o líder começar a andar, a equipe irá parar. Se o líder parar, a equipe se deita no chão. Se o líder ficar deitado no chão, a equipe já estará morta”.
Finalizamos os pontos sobre carisma, agora iremos estudar sobre os obstáculos que um líder enfrenta para ter e manter o carisma.

Até lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário