Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Porque falar em Línguas – parte 01


Porque falar em Línguas – parte 01
Ontem, quinta-feira, dia 24.05.2012, levei um pequeno estudo sobre o falar em línguas, e, mais importante, por que falar em línguas.
Gostaria de lhe pedir algo, somente inicie a leitura desta postagem, se você for ler até o final, pois caso contrário, não leia agora, apenas quando tiver tempo. Outra coisa, solicito que leia mais de uma vez, pois com a segunda leitura, haverá uma maior percepção das verdades contidas nesta postagem.
Existem igrejas (ministérios) que acreditam no falar em línguas, outros não. Algumas igrejas acreditam no falar em línguas apenas quando existe alguém para interpretar. Outros, já creem que o falar em línguas, ocorre quando, por exemplo, um brasileiro começa a falar em alemão sem nunca ter tido contato com o idioma.
É necessário deixarmos os pré-conceitos um pouco de lado, além daquela opinião anterior já formada, para que possamos entender a verdade sobre o falar em línguas à luz da bíblia.
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:14
Um grande drama enfrentado pela maioria, e, que é um dos motivos de não haver o pleno conhecimento da palavra, é que tentamos entende-la de forma natural. A bíblia é um livro natural, mas, deve ser entendimento de forma espiritual, pois fala de verdades espirituais.
A igreja, como um todo, tem sofrido deste mau, olhando as coisas espirituais com um olhar natural, e, isso não vem de agora. Lembra-se de quando Jesus falou para Nicodemos que ele deveria nascer de novo. Aquele homem, grande conhecedor das escrituras não compreendeu, e questionou com Jesus acerca de como ele poderia entrar novamente no ventre da mãe.
Veja, Jesus falava de uma realidade espiritual (nascer de novo), e Nicodemos pensava de forma natural (gestação).
Em outra oportunidade, Jesus pede água para uma mulher. Aquela samaritana nega-se a falar com Jesus, e, dá-lhe água para beber. De imediato Jesus lhe oferece uma água especial, a, água da vida, e, que se a mulher bebesse nunca mais teria sede. De um salto a mulher sai de onde está e pede desta água, para que não mais fosse preciso ela pegar água no poço.
Outra vez, diante de uma realidade espiritual, aquela mulher não compreendeu, e, olhou com o olhar natural, sendo este um grande drama enfrentado até os nossos dias.
Desta forma passemos a olhar as escrituras de forma espiritual, pois ela trata de uma verdade espiritual.
Queria inicialmente afirmar que, ao contrário do que a maioria entende, existe mais de uma forma de falar em línguas. E, é por isso, que existe uma grande confusão, pois a maioria não entende esta verdade.
Na realidade, existem três tipos de falar em línguas, com três funções diferentes e resultados diferentes.
A bíblia narra, no livro de atos, a descida do Espírito Santo, no dia de Pentencostes, da seguinte forma:
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
Atos 2:4-11
Algumas igrejas, somente entendem o falar em línguas, da forma narrada nesta passagem. Ou seja, se um nacional passar a falar em outro idioma que não seja por ele conhecido anteriormente, e, que venha a ser entendido por outras pessoas que saibam falar o idioma.
Em parte está igreja, que pensa desta maneira, não está errada, pois realmente o falar em línguas desta passagem, faz referencia a este tipo de manifestação do poder de Deus. O erro encontra-se em entender, e, afirmar, que esta seja a única forma de falar em línguas.
Esta primeira manifestação do falar em línguas, tem um objetivo claro. Ela é um sinal de Poder de Deus para os incrédulos.
É importante ressaltar que esta forma de falar em línguas, se manifesta quando, por exemplo, eu, brasileiro, que falo apenas português, passo, de forma sobrenatural, a falar no idioma russo, sem nunca ter ouvido, ou , prendido uma palavra em russo. Esta manifestação, é um sinal do Poder de Deus.
Iremos, ao final, compreender que existem três formas de falar em línguas, e, não apenas uma, como muitos acreditam.
Destaque-se, que o falar em línguas é uma ferramenta que Deus nos concedeu. E, como sendo uma ferramenta, tem uma determinada utilidade. Por isso, fique atento para as ferramentas dadas por Deus, e, quais as suas utilidades.
A segunda manifestação do falar em línguas, é aquela descrita assim:
“E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.”
1 Coríntios 12:10
Nesta passagem, o apostolo fala sobre os dons dados por Deus, para auxiliar no trabalho da igreja. São ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa. Nesta passagem, encontramos a variedade de línguas, como sendo um dom de Deus.
Este tipo de falar em línguas, é usado na igreja, e, para crescimento da igreja. Observe que o primeiro tipo de línguas que falei, serve como manifestação do poder de Deus para o descrente. Já o dom de variedades de línguas, é, para crescimento da igreja (dom público).
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
1 Coríntios 14:26-28
Aqui paira outro grande confusão, muitos tem entendido que o falar em línguas, apenas pode ser usado quando houver um interprete presente. Em parte estão certos.
Devemos entender que aqui é o dom de variedades de línguas, descrito em 1 Cor. 12.10. O que ocorre no capítulo 14, do mesmo livro, é uma regra para o uso desta forma de falar em línguas. Ou seja, quando houver a manifestação do dom de línguas, deve haver uma interpretação, e, ela ocorre para o crescimento do corpo de Cristo, a igreja. Por isso, deve haver ordem neste tipo de falar em línguas.
Veja que já estudamos dois tipos de línguas, a primeira como sinal de poder de Deus, e, agora, como dom de Deus, para crescimento da igreja.
Alguns podem está lendo e entendendo tudo, outros apenas em parte, outros não estão aceitando, pois já tem conceitos bem definidos formados em suas mentes, que foram aprendido há muito tempo.
Aqui surge outra dificuldade, o rompimento da barreira do tradicionalismo, daquilo que aprendemos, e, aceitamos como verdade absoluta. Entretanto, devo destacar que foi o tradicionalismos dos religiosos que os fizeram perseguir e matar Jesus. Sabe por que? Porque Jesus pregava a verdade da palavra, mas, aquelas pessoas entendiam a palavra de outra forma, e, como já era tradição para eles aquela forma de pensar, não aceitavam a novidade que Cristo ensinava. Entretanto, Jesus não ensinava novidades, mas, apenas uma verdade não compreendida por eles.
Assim, caro amigo, não deixe que a tradição, ou, um conhecimento que foi passado erroneamente, impossibilite-o de aprender a verdade do evangelho de Cristo.
Por fim, a terceira forma de falar em línguas, é, aquela que tradicionalmente é usada por nós cristão, mas, que a grande maioria não compreende a importância deste tipo de língua.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 
1 Coríntios 14:2
Observe que coisa interessante, no livro de Atos, as pessoas falavam em línguas, e, outros não cristãos compreendiam, em 1 Cor 12:10, o dom de línguas eram interpretadas na igreja por quem tinha o dom de interpretação de línguas, mas, nesta passagem, afirma que quem fala em língua não é compreendido pelos homem, mas, apenas por Deus, porque fala mistérios.
Fica claro que trata-se de um outro tipo de línguas, diferente dos dois primeiros esclarecidos no inicio deste estudo. Veja:
1)   No primeiro tipo de línguas, as pessoas não cristãs, entendia o que era falado, cada um em seu próprio idioma;
2)   No segundo tipo de línguas, algumas pessoas cristãs conseguiam entender o que era falado, através do dom de interpretação;
3)   No terceiro tipo de línguas, nenhuma pessoa consegue entender o que é falado, apenas Deus, pois aqui o cristão fala em mistérios.
Veja que coisa linda, e, maravilhosa é a revelação da verdade da palavra de Deus, e, o entendimento espiritual das verdades espirituais que existem na bíblia.
O último tipo de línguas, é as línguas pessoais, particulares, para crescimento do indivíduo cristão, e, é uma evidência do batismo com o Espírito Santo
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. 
1 Coríntios 14:14
Sempre gosto de afirmar que, quando oramos em mistérios, aí sim, oramos de verdade. Pois não é minha mente que está orando, nem minha vontade, mas, o meu espírito, como o apostolo afirma. Façamos uma comparação, ou melhor, uma ligação de complemento com a passagem seguinte:
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Romanos 8:26
Infelizmente, temos aprendido, por longo tempo, que deveríamos orar pedido ao Espirito Santo, que intercedesse por nós junto à Deus, inclusive, tem um louvor bastante conhecido que fala desta forma, “Espirito Santo, ore por mim, (...) use as palavras, que eu necessito usar mas, não consigo. (...) não sei como devo pedir, Espírito Santo, vem interceder por mim”
Por muito tempo, eu mesmo orava desta forma, mas, glória à Deus, pelo entendimento da verdade da palavra, pois agora posso viver minha vida com mais esclarecimento da palavra.
Devemos lembrar, para entender esta verdade, que quando nascemos de novo, ou seja, quando aceitamos Jesus em nossas vidas, o Espirito Santo de Deus vem habitar em nós. Então o Espírito que está em nós, é que intercede. E como ele intercede? Quando oramos em línguas. ALELUIA.
Quando oramos em mistérios, nosso espírito ora da forma apropriada. Ele usa as palavras que não sabemos usar. Aquilo que eu deveria pedir, mas não sei pedir, quando eu oro em línguas, o Espírito Santo em mim, pedi.
Outra passagem que fala sobre o falar em mistérios, está em Judas:
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 
Judas 1:20-21
Aqui mora outro erro normal das igrejas em geral. Você com toda certeza já deve ter ouvido algum falar: “vamos orar no espírito irmãos.” Ou, “irmãos, fiquem em espírito de intercessão.” E o que a maioria tem entendido sobre orar no Espírito? A maioria tem entendido que isso é orar na mente. Orar com o pensamento. O que está errado.
Veja que nesta passagem ele falar em “orando no Espírito Santo...”, algumas outras versões falam apenas, “orando no Espírito...”, mas todas trazem a mesma verdade. Observe que a palavra "Espírito", está escrita com letra maiúscula, e, desta forma, se trata do Espírito Santo de Deus. Ou seja, quando fala em orar no Espírito, não é orar no pensamento, ou, com o pensamento, como muitos erroneamente acreditam, mas, orar no Espírito Santo. Então, pergunto: Como eu oro no Espírito Santo? Fácil, quando eu oro em línguas.
Desta forma, fica claro que orar em Espírito, é na realidade, orar em línguas, ou melhor, em mistério. E, no mesmo versículo, o apostolo ensina que quando nos oramos em línguas, ou, em mistérios, somos edificados. Em 1 Coríntios, existe a mesma verdade
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 
1 Coríntios 14:4
Sempre gosto de ensinar aos meus irmãos que, quando oramos em mistérios somos edificados. Assim, naquele dia em que estou fraco espiritualmente, é, justamente nessa hora que devo orar em mistérios, pois haverá fortalecimento espiritual em minha vida.
Muitas pessoas dizem estarem fracas, desanimadas, sem fé, ou, esperança. Se formos analisar, ou pesquisar, a maioria destas pessoas não falam em línguas para se edificarem. Mas por que? Por que não tem conhecimento desta realidade espiritual.
Caro amigo, você está fraco, ore em mistérios. Está com a fé abalada, ore em mistérios. Está pensando em desistir, ore em mistérios. Seja fortalecido em Deus, use a ferramenta que Deus te deu.
Outro ponto ainda importante, é o fato de que muitas pessoas somente falam em mistérios uma vez perdida por ano. Ou, quando em alguns momentos de oração, falam duas ou três palavras em mistério. Ora caro amigo, se falar em mistério é alimento espiritual para minha vida, porque devo falar apenas uma vez por mês. Se eu falo em mistérios apenas uma vez por mês, com toda certeza, meu espírito está fraco, pois não está sendo fortalecido.
Veja este versículo:
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os Santos, 
Efésios 6:18
Veja que o apostolo, nos chama atenção para orarmos em todo tempo, no Espírito. Lembra-se o que é orar no Espírito? Já entendemos que é orar em mistérios. Assim, os apóstolo nos adverte que devemos orar em mistério em todo o tempo. Claro, obvio.
O apostolo, mais do que ninguém, sabia do efeito espiritual de falar em mistérios, ele sabia que quando se fala em mistério, recebemos benefícios espirituais, pois é alimento espiritual, e, desta forma, deveríamos falar em todo tempo, pois estaríamos sendo alimentados, em todo o tempo.
Veja que este versículo, se encontra na passagem que fala da armadura de Deus. Não é a armadura de homens, mas, do próprio Deus. Observe que o falar em mistérios, é colocado como parte da armadura de Deus.
Desta forma, fica entendido a necessidade de falar em mistérios em todo o tempo, pois é fortalecimento espiritual para nossas vidas.
Que Deus te abençoe bem abençoado, e, até a continuação deste estudo. Não esqueça, leia mais de uma vez.

Samuel de Paula Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário