Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lições da Vida para um Líder - parte 04

Este incidente se passou durante a primeira guerra americana, quando um oficial mandou seus soldados cortarem algumas árvores para fazerem uma ponte. Não havia homens suficientes, e o trabalho progredia muito lentamente. Um homem de aparência imponente, que estava passando a cavalo, falou com o oficial responsável quando este dava ordens aos subordinados, mas ele mesmo não fazia nada.
– Você não tem homens suficientes para o trabalho, não é?
– Não, senhor. Precisamos de ajuda.
– Por que você mesmo não põe mãos à obra? – perguntou o homem no cavalo.
– Eu, senhor? Por quê? Sou um cabo – respondeu o oficial, aparentemente ofendido com a sugestão.
– Ah, é verdade – respondeu o outro calmamente e, descendo do cavalo, pôs-se a trabalhar com os homens até estar concluído o serviço. Depois, montou novamente e, enquanto saía, falou para o oficial: – Cabo, da próxima vez que tiver uma tarefa a cumprir e poucos homens para o serviço, me avise que eu enviarei mais homenes.
O Cabo ficou intrigado e pergunto. - Quem é você?
George Washington, seu Comandante.
 
Conclusão:
Uma coisa comum de se observar são pessoas que no ínicio de sua trajetória como líderes, sempre estavam dispostos a fazer mais e melhor. Pessoas que chegavam cedo e saiam tarde. Pessoas que colocavam as mãos na massa junto com os demais trabalhadores. Mais isso foi só no começo.
Depois que o ‘sucesso’ chegou, a patente cresceu, cresceu também o estrelismo. Não estou dizendo que o líder de uma corporação internacional, precise servir cafezinhos para mostrar que é um líder servo. Mas, o líder, em momentos de dificuldade, como na ilustração acima, não pode deixar que a hierarquia fala mais alto que a necessidade domomento.
Liderar é saber servir. Minha posição não pode frustrar meu desempenho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário