Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lidando com a crítica - parte 10

A crítica nunca é fácil...para quem recebe.
Todo líder precisa estar preparado para fazer uma crítica. O tom, a forma, o momento em que a crítica é produzida, pode ser a força para impulsionar alguém para o sucesso, ou um empurrão para o buraco.
Por isso, quando for preciso fazer uma crítica, ataque o problema, nunca a pessoa.
A maioria das pessoas não tem a capacidade de separar a ação da pessoa, que deve ser criticada, da pessoa em si.
A crítica é algo a ser falado para tratar a questão, não é um momento de confrontação direta para ataque pessoal.
A maioria das vezes que isso acontece, é quando alguém se encontra em uma situação difícil, ou quando recebeu um ataque. De imediato, a estratégia de defesa também é atacar.
Pare um pouco para refletir. Quando você descobre que alguém fez algo ou falou algo contra você, qual a sua reação? Isso é o suficiente para você dizer:
“- E ele, que faz isso e aquilo”.
“- Ele não pode falar, pois faz pior ainda”.
“- Ele, outro dia, fez algo terrível. Deveria ficar calado”.
Essas são reações normais, que ocorre no dia a dia de muitos que recebem ou descobrem uma crítica.

Se você é líder, nunca desfira uma crítica pessoal, ou como forma de defesa. Trate a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário