A crítica nunca é fácil...para quem
recebe.
Todo líder precisa estar preparado para
fazer uma crítica. O tom, a forma, o momento em que a crítica é produzida, pode
ser a força para impulsionar alguém para o sucesso, ou um empurrão para o
buraco.
Por isso, quando for preciso fazer uma
crítica, ataque o problema, nunca a pessoa.
A maioria das pessoas não tem a
capacidade de separar a ação da pessoa, que deve ser criticada, da pessoa em
si.
A crítica é algo a ser falado para
tratar a questão, não é um momento de confrontação direta para ataque pessoal.
A maioria das vezes que isso acontece,
é quando alguém se encontra em uma situação difícil, ou quando recebeu um
ataque. De imediato, a estratégia de defesa também é atacar.
Pare um pouco para refletir. Quando você
descobre que alguém fez algo ou falou algo contra você, qual a sua reação? Isso
é o suficiente para você dizer:
“- E ele, que faz isso e aquilo”.
“- Ele não pode falar, pois faz pior
ainda”.
“- Ele, outro dia, fez algo terrível.
Deveria ficar calado”.
Essas são reações normais, que ocorre
no dia a dia de muitos que recebem ou descobrem uma crítica.
Se você é líder, nunca desfira uma
crítica pessoal, ou como forma de defesa. Trate a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário